segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Resenha: A Cidade do Sol


Acho que quase todos que leram A Cidade do Sol começaram pelo Caçador de Pipas do mesmo autor. Eu fiz isso, li Caçador de Pipas, amei e quis ler outro título do autor. A cidade do sol é emocionante, intenso, agoniante, sofrido. Conta a história de duas afegãs que tiveram a vida devastada ora por conta da guerra ora simplesmente pelo destino mas que juntas conseguiram vencer os desafios impostos pela vida.

Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 364
Gênero: Romance
Avaliação: Excelente

Sinopse: "Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai , a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos.Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios."

"Não se pode contar as luas que brilham em seus telhados,
Nem os mil sóis esplêndidos que se escondem por trás de seus muros."

Podemos dividir o livro em três partes, a primeira conta a história de Mariam, que até seus quinze anos espera impaciente, toda semana, seu pai ir visita-la na kolba que mora com sua mãe, Nana. Ex empregada da casa de seu pai, que mora com seus três esposas, foi acusada de seduzi-lo. Depois de engravidar Nana, Jalil constriu uma casa próxima a cidade de Herat. Mariam sonha em morar com seu pai e fazer parte de sua vida. Depois da morte da Nana, quando tinha apenas 15 anos seu pai a deu em um casamento arranjado somente para se livrar da filha bastarda.

Na segunda parte temos Laila, uma jovem de 14 anos, cujo pai a incentiva a estudar para ser alguém na vida. Laila ainda tem dois irmãos Ahmad e Noor, que foram para guerra, batalhar contra os sovieticos. Sua mãe ficou muito deprimida, deixando-a de lado por vários anos. Ainda possui um melhor amigo chamado Tariq, que possui uma das pernas amputadas devido a um acidente. Nessa época começa a guerra do Afeganistão recomeça, quando os mujahedins que não possuem mais inimigos em comum, começam a guerrear entre si. E por conta disso ocorre um infeliz incidente que faz com que Laila e Mariam passam a conviver juntas.

Já na terceira parte, Laila e Mariam aprendem, no decorrer do livro, que juntas são mais fortes que uma contra a outra e com isso nasce uma amizade maravilhosa entre elas. Elas enfrentam as leis do regime Talibã com todas as dificuldades quem tem dentro de casa.

Como eu disse na introdução, o livro é tão agoniante a ponto de revirar o estomago. Eu costumo pensar que o Oriente Médio em si é o inferno na terra. As mulheres não tem direito a nada na vida, principalmente apos a chegada do regime Talibã. Leis como as mulheres não poderão mostrar o rosto na rua ou só sair acompanhada de um parente do sexo masculino senão do contrario serão espancadas é cruel. Foi muito dificil de reler esse livro, por conta do sofrimento compartilhado de cada uma das personagens. Mas posso dizer que esse é um dos melhores livros que já li. E posso dizer também que para quem já leu Caçador de Pipas, é bem mais triste. 

2 comentários:

  1. Tenho curiosidade para ler esse livro, mas quero ler o Caçador de Pipas (que eu já tenho) antes. haha Todos dizem que esse autor escreve livros sobre assuntos bem intensos.
    Beijoos

    http://luddzilla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cidade do Sol é bem melhor, gosto bem mais. Mas Caçador de Pipas é bom também.

      Excluir

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para mim, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. Volte sempre!