terça-feira, 29 de setembro de 2015

Resenha: O Menino do Pijama Listrado

Não me perguntem onde eu encontrei esse livro, acho que era da minha vó e ela deve ter me perguntado se eu gostaria de ler. Eu sinceramente não estava muito empolgada com essa leitura mas mesmo assim fiz um esforcinho. Acho que depois de uma leitura de mais de 464 paginas de outro livro, eu merecia um descanso.


Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 186
Gênero: Ficção/ Infantil
Avaliação: Ótimo

Sinopse: "Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' pretende ser uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."

+ Resenhas
A Cidade do Sol
Por mais um Dia
Millennium: A Garota na Teia de Aranha

O livro começa com Bruno chegando em casa e Maria, a governanta mexendo em suas coisas e fazendo suas malas. Ele não entende o motivo e tenta buscar na memoria o que ele teria feito de errado, achando que ele seria mandado embora de casa. Como o livro é escrito do ponto de vista de Bruno, de nove anos, ele é bem categórico com alguns pensamentos como "as coisas que ele escondera no fundo do guarda-roupa e que pertenciam somente a ele e não eram da conta de mais ninguém" ou como se referia a Gretel, sua irmã três anos mais velha, "O Caso Perdido". Sua mãe lhe explica que toda família está de mudança. Bruno não quer deixar a casa onde eles moram em Berlim, por conta que ele gosta de escorregar no corrimão da escada e gosta de explorar sua casa, que possui várias passagens secretas.

Na nova casa que tem apenas três andares, Bruno e a irmã não tem nada para fazer. Ele tenta de todas as formas possíveis convencer os pais que eles deveriam voltar a Berlim. Quando enfim ele desiste dessa possibilidade ele faz justamente o que foi proibido por todos. Próximo a sua casa existe uma enorme cerca e que se expande até o horizonte. Bruno num de seus dias de tédio ele resolve explorar justamente a área próxima da cerca e adivinhem! Ele conhece Shmuel, todos os dias os garotos se encontram, cada um do seu lado da cerca e Bruno acha curioso o fato de Shmuel e todos do seu lado usarem pijamas listrados todo o tempo.

Apesar de todo o cenário por trás do livro, que nos é mostrado do ponto de vista do Bruno de maneira bem inocente, o livro é bem triste. Antes de ler eu já conhecia toda a historia e apesar de conhecer o final fiquei de coração partido quando tudo acabou. Ler é bem mais tocante do que simplesmente conhecer a história. O texto é escrito de maneira bem simples com pouquíssimas palavras "difíceis". Tanto que mesmo com o tema pesado do livro lembra bastante um livro infantil. Eu adorei a experiencia de te-lo lido, foi uma leitura bem gostosa.

+ Livros
Book Haul #Setembro
Wishlist Literaria #01
Leio e Releio

Me encontre: Fan Page - Canal - Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para mim, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. Volte sempre!