terça-feira, 20 de agosto de 2013

Piercing


Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.

Onde surgiu?

O povo da Papua-Nova Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Os Kayapos, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimónias particulares, diferenciando-se dos seus congéneres. Para os esquimós do Alasca, o piercing do lábio e na língua significavam o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança tinha se tornado caçador. Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas. O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné. Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Jóia


Existem diversos materiais para as jóias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirurgico, tal não é verdade. O ideal será usar material como o titânio por ser menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imulogica, que desencadearia uma inflamação. Não é recomendável o uso de ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação.

Tempo de cicatrização

Lábio - 2 a 6 semanas 
Língua - 4 a 6 semanas 
Bochecha - 2 a 3 meses 
Sobrancelha - 2 a 5 meses 
Tragus - 2 a 12 meses 
Lóbulo (orelha) - 1 a 3 meses 
Septo - 6 a 8 meses 
Cartilagem da Orelha - 1 ano 
Cartilagem do Nariz - 2 meses a 1 ano 
Umbigo - 3 meses a 1 ano 
Mamilo - 4 meses a 1 ano 


Cuidados

Na hora de decidir incrementar o visual com piercing, seja qual for o estilo, o importante é respeitar o processo de adaptação do corpo. Problemas de cicatrização podem acabar com a alegria e até levar ao hospital quem desrespeita as recomendações médicas. Além de higiene, é preciso cuidado redobrado com a alimentação, pelo menos durante os primeiros dias após o procedimento.
Quando menor é necessario a autorização dos pais. Ou esperar a maioridade, por que alguns estudios não fazer perfurações em menores. Já outros não se preocupam nem em pedir o RG.

Evite
• Evite mexer no piercing constantemente para não causar traumas locais.
• Limpe a pele ao redor. Se o furo for na língua, passe a escova de dente principalmente na bolinha de baixo, que costuma acumular restos de alimentos.
• Não ingira comidas pesadas, ácidas ou com condimentos para não originar alergias. Carne de porco, nem pensar!
• Esteja sempre com as mãos limpas e não deixe ninguém mexer no seu piercing.
• Nem pense em aplicar perfume, gel, maquiagem, álcool ou água oxigenada no local.
• Por mais quente que o dia esteja, evite praia e piscina por, no mínimo, um mês. Além da exposição solar, o contato com fungos e micro-organismos pode provocar alguma inflamação ou infecção.
• Alimente-se bem e elimine o álcool da sua vida.
• Em casos de piercing oral, use sempre antissépticos bucais e tenha o costume de fazer bochecho depois das refeições. E evite fumar nas primeiras horas.
• Lave sua joia com água morna e, de preferência, com um sabonete antisséptico para a retirada de resíduos e do cheiro desagradável acumulado.
• Não use roupas que apertem e abafem o local perfurado






Curte outras formas de modificação corporal? Veja outros post: Tatuagem e Inspiração: Tatuagem de Tigre




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário é muito importante para mim, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho. Volte sempre!